quarta-feira, 13 de abril de 2011

TABLET, QUE BICHO É ESSE?

                 O que é um tablet?

Um tablet é um computador em forma de prancheta eletrônica, sem teclado e com tela sensível ao toque. Para ter uma idéia de como é um, basta pensar em um “iPhone gigante”, com tela entre 7 e 10 polegadas. Todos os tablets anunciados na CES já saem de fábrica com conexão 3G e Wi-Fi.



Existe diferença entre tablet e slate?

Não. O termo “slate” passou a ser usado recentemente, após as especulações de que o tablet da Apple pode se chamar iSlate (a empresa registrou o domínio islate.com). Até mesmo Steve Ballmer, CEO da Microsoft, usou “slate” ao se referir ao tablet da HP com Windows 7.

              Já posso comprar um tablet?

Ainda não. Motorola, Lenovo e HP são alguns fabricantes que prometem tablets para esse ano nos Estados Unidos, mas nenhuma data foi divulgada. Aguarda-se ainda o tablet da Apple, que segundo rumores de mercado será lançado, no máximo, até março.

               Qual o preço?

Ainda não foram divulgados preços oficiais. Eles vão variar de acordo com o modelo e possíveis subsídios de operadoras de telefonia. Durante a CES 2010, Dan Schoch, um dos principais executivos da Motorola, disse que o tablet da empresa deve custar por volta de 300 dólares.

               Quem fabrica?

Por enquanto, entre as grandes empresas, HP, Lenovo e Motorola vão produzir tablets. A Dell também demonstrou um modelo na CES, mas não esclareceu se ele será realmente comercializado ou se é só um projeto. Além dessas, algumas companhias de menor porte demonstraram protótipos na CES 2010.

              O que posso fazer com um tablet?

O principal foco dos tablets está no acesso à internet. Navegação na web, e-mail e leitura e edição de documentos simples são algumas das principais atividades que podem ser feitas com eles. Além disso, será possível assistir a vídeos, ver fotos e ouvir músicas. Devido a limitações de poder de processamento e interface, provavelmente não será viável trabalhar com programas pesados, como o Photoshop ou abrir arquivos pesados de aplicativos como Word, Excel e PowerPoint.

               Quais os sistemas usados nos tablets?

No momento, são basicamente três. A aposta da Microsoft é o Windows 7, que está no tablet da HP demonstrado pelo CEO da empresa, Steve Ballmer, durante a CES 2010. O segundo sistema é o Android, do Google, baseado em Linux. Ele está em tablets da Motorola e da Dell. A terceira opção é composta por outras variações do sistema Linux criadas por cada fabricante. A Lenovo, por exemplo, criou o SkyLight OS para sua linha de netbooks e tablets.

                Quais os processadores usados?

Há três nomes de peso disputando esse mercado. A Intel aposta na linha de chips Atom, já muito usada em minilaptops. A segunda concorrente é a Qualcomm com sua linha de chips Snapdragon. Esses processadores são usados em alguns dos smartphones mais poderosos do mercado, como o Nexus One, do Google. Já a tradicional fabricante de placas de vídeo NVidia quer emplacar os processadores Tegra em tablets.

               Os tablets são similares aos e-books?

No tamanho, sim. Mas as semelhanças param por aí. As telas dos tablets são coloridas e sensíveis ao toque, enquanto às dos e-books são monocromáticas e não respondem à pressão dos dedos. E-books servem exclusivamente para ler jornais, livros e revistas, enquanto tablets possuem outras funções.

                                                                                                                                                               Fonte: iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário